Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Somos alunas do curso de Relações Publicas (RP) da Newton Paiva,e criamos este Blog com o intuito de divulgar novos assuntos sobre as tecnologias na area de RP.

O que você véra neste blog...

O que você irá ver neste blog...

Este é um blog criado para tratar do envolvimento da comunicação com a tecnologia, e principalmente do papel do profissional de relações Públicas com estas novas tecnologias, por meio deste blog desejamos aprendermos cada vez mais sobre este assunto, para podermos passar aos novos leitores informações que podem ser de grande utilidade para estudantes, profissionais da área e todos aqueles que querem saber sobre comunicação, tecnologia e tudo o que está relacionado ao assunto.

ENTREM E SINTA-SE A VONTADE

POR: Gabriella, Isabela, Larissa, Nila, Thaís.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O RELAÇÕES PÚBLICAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS: a importância das novas tecnologias para o trabalho do RP.

Gente, fizemos  um artigo sobre o mesmo tema que trabalhamos aqui no blog, então fizemos um resumo para por no blog,espero que gostem!


 Resumo
A realização do nosso artigo tem o intuito de mostrar as novas tecnologias que a internet atualmente oferece, e mostrar como elas podem estar ligadas ao trabalho do Relações Públicas,  revelando que novas tecnologias são de suma importância para o bom desempenho e sucesso deste profissional em sua comunicação com os diversos públicos no qual ele atua, pois com a transformações ocorridas na sociedade a tecnologia se tornou ferramenta fundamental, e a comunicação essencial.                   
 
 Relações Públicas (RP) é um dos segmentos da comunicação, e que tal profissional tem diversas funções dentro das organizações, dentre essas funções a principal é manter o bom relacionamento com os diversos públicos que as organizações possuem sejam seu funcionários, seus acionistas, seu publico e até mesmo a família de seus funcionários. Além dessa função, vemos o objetivo de construir e manter uma boa imagem e uma identidade da organização assim fazendo com a opinião pública ‘olhe com bons olhos’ a instituição. Vemos ainda que esse profissional cuida da comunicação integrada, da comunicação institucional de determinada empresa, para auxiliá-lo nessa função ele utiliza de diversos meios (jornais, revistas, boletins, mural) e atualmente muito usados e cada vez mais crescendo utilizam as novas tecnologias.

Não temos duvidas que a tecnologia traga consigo grandes mudanças para a sociedade, pois ela causa transformações nos hábitos e nas relações das pessoas, e a maior tecnologia que traz essas mudanças é a internet, devido a sua  rápida propagação de informações ela passa a fazer parte do cotidiano das pessoas,  tornando se assim essencial para o trabalho do relações públicas, pois ele através da internet consegue monitorar de forma mais fácil eficaz a opinião do público sobre sua empresa, podendo agir imediatamente em casos de crises, procurando rapidamente solucionar o problema, além de ser uma forma mais barata que os outros meios de comunicação que são tradicionais, como radio e televisão.

Com o surgimento de novas tecnologias, fica cada vez mais fácil e mais rápida a comunicação, pois a cada dia surgem mais possibilidades de estarmos conectados com o mundo que nos cerca, com o surgimento da internet, por exemplo, nos conseguimos fazer diversas coisas sem sair de casa, pois já conseguimos encontrar a maioria dos serviços que necessitamos nesta ferramenta. E agora até mesmo na palma da mão, pois todos os celulares praticamente, hoje em dia, possuem tecnologia 3G, permitindo que até mesmo longe de casa e com rede sem fio, estejamos conectados no mundo da internet.

Assim com esse grande avanço da tecnologia surge às mídias sociais, ou redes sociais, que é também importante para o trabalho do RP, mas estes profissionais tem que procurarem as que mais adéquam aos objetivos da empresa, para não se “perderem” em tanta informação.  E devemos lembrar que mesmo com a tecnologia sendo muito importante, o RP deve ter outras formas de comunicação, pois até mesmo a internet possui deficiências, principalmente pelo grande numero de informações que circula nela.

Redes sociais no ambito da tecnologia é uma página na internet composta por pessoas conectadas, elas existem com o intuito de que as pessoas se relacionem se conectem a outras pessoas, buscando interesses comuns e também visando à troca de informações. As páginas mais usadas hoje como forma de comunicação vem sendo o twitter, o facebook, o blog, o site, o aplicativo instagram, e a rede linkedln. Essas redes são muito usadas para as pessoas terem um acesso mais fácil com seus amigos e familiares, até que as empresas viram ali grande oportunidade de terem um relacionamento rápido, interessante e barato e assim conseguir passar informações com maior facilidade além de ter imediatismo em resposta aos clientes.

Dentre essas ferramentas vamos dar uma resumida nas mais importantes:

Facebook:é uma rede onde o usuário precisa primeiramente se cadastrar ao site para poder faz parte da mesma, para ele realizar este procedimento basta ele entrar na pagina do facebook, e seguir as instruções. Ao estar inserido na rede social o usuário, pode usar essa ferramenta de diversas formas, é um lugar onde você pode passar informações de sua vida particular, se conectar com outros usuários e trocar informações, ver noticia compartilhar suas idéias, divulgar sua empresa, divulgar eventos, além de poder separar em grupos de interesses seus amigos, para que seja ainda mais fácil a forma de se comunicar com eles, com isso tudo, através desta rede social, você tem acesso a diversas informações e experiências em um só lugar.
 Blog: é  uma pagina na internet em que você hospeda posts sobre o assunto escolhido por você, revelando sua opinião como se fosse um “diário virtual”. Um diferencial do blog é o fato de através do mesmo é permitido a postagem rápida podendo passar informações em tempo real, além do fato que qualquer usuário da internet tem acesso ao blog, não precisando ser usuário do site e possuir uma conta no mesmo, como acontece no facebook por exemplo.
Twitter: é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações de todos os seus contatos, em pequenos textos de no maximo 140 caracteres conhecidos como ‘tweets’ , hoje em dia muitos aparelhos celulares já vem com o programa incluído , o que faz com que mais pessoas fiquem conectadas por mais tempo. Além de ficarem muito tempo conectadas as pessoas também fazem as atualizações em tempo real. Por exemplo, de uma festa ou um lugar qualquer que você estiver, pode tirar uma foto e imediatamente posta-la.
Instagram: se trata de um aplicativo gratuito onde você pode criar e tirar fotos, assim postar estas fotos para seus seguidores. Mas, o mais interessante é que você pode ir modificando as fotos com diversos efeitos, que esta ferramenta disponibiliza, e além de você disponibilizar essas fotos no próprio aplicativo, você pode também disponibilizar estas mesmas fotos nas redes sociais como o twitter e o facebook, compartilhando com os seus amigos.

Linkdlné uma rede profissional, que se difere das outras que tem como principal objetivo os relacionamentos pessoais, nessa rede social o objetivo e que você se envolva para compartilhar oportunidades, idéias e informações sobre empregos, onde você por uma rede online gerencia a sua identidade profissional, localiza pessoas das áreas de conhecimento que você precisa, mantendo se informando sobre seu setor, e sobre aqueles que fazem parte do seu grupo profissional.  E nesta ferramenta as empresas que usam o linkdln podem criar sua página, onde passam informações para aqueles que as seguem, passando atualizações diárias sobre suas atividades. 

Site: É uma página de divulgação, que representa a imagem da sua empresa na internet,  possibilitando a comunicação junto a seus clientes, fornecedores, colaboradores, sobre seus produtos, e serviços. Antes de começarem a desenvolver um projeto web, no caso o site, devem  optar pelo processo de pesquisa, buscando saber o que seus clientes querem quando entram em um site, satisfazendo – os, e cativando – os para que se sintam seguros em relação a sua empresa.
Assim conclui-se que foi-se o tempo que as empresas pareciam um tanto quanto distantes de seus públicos e o principal instrumento dessa aproximação podemos dizer que são as novas tecnologias.Atualmente com a globalização e expansão do uso das redes sociais, e aplicativos, torna-se muito mais rápido, prático e eficaz a comunicação entre pessoas e até mesmo empresas, podendo solucionar problemas, tirar duvidas e até mesmo se comunicar com amigos. 
                    
Referências bibliográficas:

BORTOLETTO, Leonardo. Redes sociais e mercado de trabalho. Estado de Minas, Minas Gerais, 27 março 2012 Caderno opinião, p.27.
MATOS,Heloiza.Tecnologias da comunicaçãp a serviço dasRelações públicas. Disponivel em: http://www.sinprorp.org.br/clipping/2004/154.htm Acesso em: 15 de abril 2012.
WRIGHT, Jeremy. Blog marketing.s/l, M books, 2008.
TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos: modismo ou tendência? 2ed. Revista e atualizada-São Paulo, Difusão 2008.
MIRANDA, Tânia. Tecnologias em comunicação. Apostila 1º semestre de 2012.
NIGUEIRA, Nemércio.  RP: princípios e mecanismos. Mercado Global, São Paulo, nº 64, jul./ago. 1985 p.45 
PINHO, J.B. Relações públicas na internet:técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos. Summus 2003.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário